quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Autismo de Mãe para Mãe

Creche Gulliver: Saiba como uma de nossas mães enfrentam o Autismo


A Creche Gulliver (http://www.cegulliver.com.br/index.php) entende que, além da prestação de serviço educativo para formar cidadãos, a escola tem o papel de contribuir para a evolução da sociedade como um todo. Devido a isso, nosso principal objetivo é gerar conteúdo relevante com temas que visam incluir, entreter, informar e orientar nosso público. 

Acreditamos que um depoimento no qual expõe a história de vida de quem enfrenta o Autismo pode ajudar muitas pessoas a não se sentirem sozinhas nessa caminhada. Por esse motivo, convidamos a nossa querida mãe Amanda Carlou (Professora, Pedagoga, Doutora em Educação e Autora do Projeto: Autismo: rodas de conversas), que passa por essa experiência com nosso pequeno Benjamim (Maternal II), para nos dar seu relato sobre Autismo. 

O tema de hoje é Autismo. E para melhor entendimento sobre o assunto, gostaríamos que as pessoas ao lerem essa matéria adquirissem a arte de ver o mundo pela perspectiva de outra pessoa. 

Segue abaixo o depoimento:



"A maternidade é cheia de surpresas, isso todo mundo sabe, e quando se espera um filho criam-se várias expectativas. No entanto, nunca imaginamos que a “surpresa” pode ser algo que não vai deixar a mamãe feliz.

Pois é, mas foi o que aconteceu comigo. Meu primeiro e único filho é autista. Foi diagnosticado com 1 ano e 4 meses. Com certeza não era o que eu imaginava que ele seria quando recebi a notícia que estava grávida. Mas o tempo passou, hoje Benjamim está com 4 anos, frequenta a mesma escola desde os 7 meses de idade. Está se desenvolvendo super bem, tem amigos, pessoas que o amam e o respeitam do jeito que ele é. Também tem dificuldades, e momentos difíceis que enfrentamos juntos.

Nessa trajetória descobri que a inclusão é o mais importante para um mundo de paz e acolhimento. É preciso o entendimento que devemos respeitar todas as diferenças. Meu filho é diferente, mas quem não é? No início eu comparava ele com outras crianças. Realmente ele apresentou alguns comportamentos não convencionais, como não conseguir ficar parado, ou ter muita seletividade alimentar, entre outras coisas. Só que essas eram as características do Benjamim, e faziam dele um ser único. Outras crianças têm outras características que também as tornam únicas. As do meu filho estão agrupadas em um conjunto que tem um nome: AUTISMO

É impactante? Sim, se olharmos pelo ponto de vista da negatividade, eu mesma já tive esse olhar, confesso! Mas tenho feito o exercício de enxergar isso pela ótica da verdadeira inclusão, que tem como princípio que todas as pessoas são diferentes e únicas. É preciso que a diversidade individual de cada um seja respeitada e valorizada. Não é tarefa fácil, pois vivemos em uma sociedade extremamente competitiva e egocêntrica. E é justamente por isso que acredito na necessidade urgente de repensarmos nossos valores. O que é mais importante para nós? Que tipo de cidadãos queremos? E precisamos pensar isso hoje, nossos filhos serão frutos dessa colheita, irão conviver com essas pessoas, nessa sociedade. Quem vai dar o primeiro passo?

Tenho muitas dúvidas sobre muitas coisas, e acho que ser mãe é isso mesmo. Vivemos cheias de incertezas, culpas... enfim... mas uma coisa eu sei, o bem mais precioso que eu tenho é o meu filho. E é a melhor herança que eu posso deixar para as próximas gerações. Então, meu compromisso é ajudá-lo a se desenvolver da melhor forma possível dentro das suas possibilidades, respeitando seus limites e valorizando todas as suas potencialidades. E é isso que eu espero que o mundo possa devolver a ele. Seja a escola, a família, os amigos, e todas as pessoas que passarem pela vida dele.

Às outras mães que possam estar enfrentando o início dessa jornada como eu deixo uma singela mensagem: você não está sozinha, juntas somos fortes." (Amanda Carlou)



Hoje, Amanda é autora de dois livros: O poder das pessoas com deficiência intelectual e Silu, um macaco diferente. E está no Instagram com o Projeto @autismorodasdeconversas, fazendo um excelente trabalho sobre autismo.



Se você tem um tema que gostaria que fosse abordado aqui, mande sua ideia para gente através do email: cegulliver@gmail.com

Quer conhecer nossa creche?






Intolerância Alimentar x Alergia Alimentar: Entenda as diferenças

Por identificarmos um aumento de alergia/intolerância alimentar, a Creche Gulliver  ( https://cegulliver.com.br/ ) , solicitou a nossa Nutri...