sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Intolerância Alimentar x Alergia Alimentar: Entenda as diferenças

Por identificarmos um aumento de alergia/intolerância alimentar, a Creche Gulliver (https://cegulliver.com.br/), solicitou a nossa Nutricionista Viviane Nascimento para esclarecer um pouco melhor a respeito do tema em questão. Segue abaixo um texto explicativo realizado por ela.

As alergias e intolerâncias alimentares (IA) são uma problemática crescente nos dias atuais e têm um impacto negativo na economia familiar, interações sociais, absentismo laboral e escolar, bem como na qualidade de vida dos indivíduos.

Moderar o consumo de um alimento ou cortá-lo de vez do cardápio é uma realidade cada vez mais comum e crescente na mesa de muita gente. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, na última década, os casos de alergia alimentar subiram 18% somente nos Estados Unidos. E a intolerância alimentar parece seguir o mesmo caminho, estima-se que um em dez americanos sejam intolerantes à lactose, o açúcar do leite.

No Brasil, especialistas observam um aumento na incidência de ambos os problemas. Como a alergia alimentar e a intolerância alimentar são comumente confundidas, pois alguns sintomas ocasionalmente se assemelham, é importante entender a diferença entre eles e ficar atento na hora de reconhecer os sinais.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

O alimento é composto de proteínas, carboidratos, gorduras e vários nutrientes, bem como uma série de substâncias químicas naturais. A intolerância alimentar ocorre quando nosso organismo carece de uma enzima que processaria um certo nutriente. Os sintomas geralmente estão relacionados ao trato gastrointestinal – dor de barriga, gases, inchaço, enjôo – que variam de intensidade de acordo com a quantidade consumida e ocorrem poucas horas após a ingestão da comida. As intolerâncias podem surgir durante a fase adulta e, uma vez adquiridas, persistem pelo resto da vida. Devido ao fato de ser causada pela falta de uma enzima, o que se pode fazer é seguir uma dieta de restrição.

Alimentos mais comuns que causam intolerâncias:

 Leite e derivados

 Glúten

 Corantes

 Banana

ALERGIA ALIMENTAR

A alergia alimentar é causada por uma reação em nosso sistema imunológico que considera alguma proteína presente no alimento um elemento estranho no organismo, os sintomas são relevantes e necessitam investigação. A reação é sistêmica: inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarréia estão entre as manifestações que aparecem logo após a ingestão, mesmo quando em poucas quantidades. No pior dos cenários, ocorre o choque anafilático que é o inchaço de órgãos do sistema respiratório, com reações graves, que exigem atendimento médico imediato, pois são potencialmente fatais. Usualmente, nosso sistema imune produz anticorpos para combater esses componentes dos alimentos, o que resulta em liberação de histamina e outras substâncias no nosso organismo. Os testes de pele ou as pesquisas no sangue podem confirmar o tipo de alergia quando correlacionado com os sintomas.

Uma característica das alergias é que muitas são curadas naturalmente pelo organismo durante a vida, muitas vezes na fase de adolescência. “Por isso é muito mais comum em crianças e menos habitual, embora não seja raro encontrarmos adultos com alergias alimentares.

Alimentos mais comuns que causam alergias:

 Leite (alergia à proteína do leite de vaca – APLV. Acomete principalmente crianças pequenas)

 Amendoim

 Castanhas

 Maçãs e pêssegos

 Peixes e frutos do mar

Podemos usar um exemplo a respeito de intolerância X alergia. Uma pessoa que não se sinta bem ingerindo leite de vaca, pode ser intolerante a lactose (açúcar presente no leite) não apresentando quantidades adequadas a enzima lactase que é responsável pela digestão da lactose ou pode ser alérgica a caseína (proteína do leite). Caso a pessoa seja intolerante a lactose, este açúcar por não ser digerido de maneira adequada é fermentado por ação bacteriana no intestino o que provoca distensão e dor abdominal. No caso de alergia, os sintomas são muito mais graves do que os da intolerância.

Atualmente existem muitos modismos que devemos ficar atentos, dietas radicais que excluam o glúten e lactose, por exemplo, de pessoas que não apresentam nenhuma intolerância ou alergia a esses nutrientes, muitas vezes, estimulam o corpo a quando retornarem o contato com esses nutrientes, passarem a apresentar um certo grau de intolerância a eles.

Portanto, o mais importante, caso você verifique que a ingestão de algum alimento lhe causa desconforto é procurar um médico para que o diagnóstico correto seja feito.

Agradecemos a Nutricionista da Gulliver, Viviane Nascimento pelos esclarecimentos.

Para agendar uma visita acesse nosso site: https://cegulliver.com.br/

BIBLIOGRAFIA • Alergias e Intolerâncias Alimentares – Novas Perspectivas – Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina – Helena Maria Carvalho Monte – 2015 – https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81841/2/37590.pdf • https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,alergias-e-intolerancias-alimentares-confundem-portadores-e-provocam-deficit-nutricional,1707483 • https://kasvi.com.br/intolerancia-alimentar-alergia-diferencas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Alimentar x Alergia Alimentar: Entenda as diferenças

Por identificarmos um aumento de alergia/intolerância alimentar, a Creche Gulliver  ( https://cegulliver.com.br/ ) , solicitou a nossa Nutri...